Aproxima-se uma época festiva que tanto nos diz – a Páscoa!
Os ovos de Páscoa começam a tomar conta dos corredores e das prateleiras dos supermercados. Se preparou no seu calendário ações de marketing para o ano, então já se deve estar a preparar para efetuar uma estratégia para a Páscoa.
Afinal, quem não gosta de se deliciar com os ovinhos de chocolate? O feriado é um dos mais cobiçados por crianças e adultos e, neste ano, será celebrado no dia 17 de abril. Algumas empresas tentam aproveitar a ocasião com o “coelhinho da Páscoa” que chega pela internet.
Se você atua no segmento de retalho, quer atrair mais vendas e fidelizar clientes, o momento é propício para investir no envio de campanhas de e-mail marketing com temática para aguçar o apetite, recheadas de ofertas exclusivas e com doces descontos exclusivos para quem comprar nas lojas virtuais.
Planeamento é o início de qualquer estratégia de e-mail marketing
Planear torna-ne ainda mais importante quando se quer atingir um propósito específico, como é o caso de uma data comemorativa. Mais que isso, é estar um passo à frente e é a melhor forma de se antecipar no mercado e perante a concorrência.
Então, o primeiro passo é organizar um calendário de envios. Um dia pode contemplar ofertas de Páscoa com um template temático alusivo à data. Seja cauteloso, já que a data tem conotação religiosa. A menos que conheça muito bem o seu público-alvo, modere no tema e opte por uma campanha mais clean.
Outro pode conter receitas culinárias para a ocasião. Mais um com dicas de viagem para quem for viajar naquele fim de semana, já que a Páscoa é no domingo e vem acompanhada da Sexta-feira Santa, que é feriado para alguns países.
Nem só de chocolates deve ser a sua campanha de e-mail marketing
Mesmo que o momento seja extremamente caloroso para quem actua na área dos chocolates, a Páscoa também beneficia de outros segmentos e pode ser uma óptima oportunidade para prospectar outros negócios, já que movimenta diversos setores da economia, tais como viagens, hotéis, restaurantes, bares e até festas. Aproveite para vender as atrações de um destino turístico para receber famílias ou amigos, o aconchego da sua pousada, guesthouse, o turismo rural, aquela promoção imperdível da sua peixaria, talho, ou mercearia precisa, uma opção de restaurante.
Além disso, há quem prefira presentear os entes queridos com flores, bichinhos de peluxe, vinhos, livros ou cestas temáticas ao contrário dos tradicionais ovos da Páscoa.
Outro tema que pode ser explorado é para demover o “sentimento de culpa” que fica depois de exagerar no chocolate. Que tal enviar uma promoção com desconto na taxa de adesão da seu ginásio? Treinar elimina o consumo extra de doces e ainda é um forte aliado para a saúde dos seus consumidores.
Mostre a diferenciação para quem opta por compras online
Independente de qual seja a sua linha de negócio, se dispõe de uma plataforma e-commerce, mostre as vantagens de obter compras online. As Lojas virtuais funcionam durante 24h, 365 dias por ano e dispensam filas. Numa época onde lotação e correria são bem comuns nesta altura, já que muitas pessoas seguem quase como uma tradição deixar as compras para a última hora. A diferençiação está na variedade e facilidade de comprar produtos online. Afinal, não há limitações de espaço. Comprar na internet também economiza tempo e dinheiro.
Na campanha de e-mail marketing, destaque diferentes formas de pagamento, facilidades, transporte grátis, entregas em tempo recorde. Ofereça brindes, como descontos promocionais e para as crianças ofereça dois ovos em conjunto com o preço promocional.
Quem aproveita muito bem o potencial do e-mail marketing na Páscoa são empresas que já têm tradição na internet, por exemplo, são oferecidos cupons de desconto que só podem ser utilizados em compras online.
Lembra-se do marketing interativo? Esta é a hora, por que não?
São várias as vantagens de utilizar tácticas interactivas para aumentar o engagement e as vendas. Períodos de sazonalidade são bons momentos para aplicá-la. A interatividade pode vir de jogos, receitas, conteúdo para download, enfim, de tudo que convide o consumidor a interagir com sua marca.
Promova concursos culturais, instigue a participação do público em troca de alguma ação, que pode inclusive ter cunho social. Pode organizar um ranking e transformar o prémio numa doação para uma instituição de caridade. É uma forma de disseminar a mensagem por trás da Páscoa e ainda levantar a moral de seus seguidores, além de reforçar o posicionamento da marca e transmitir os valores da empresa.
Não se esqueça de personalizar as campanhas de e-mail marketing com o nome de cada destinatário e de manter a frequência de envios de forma moderada. O objetivo é aproximar os clientes, não afastá-los. Para concluir, programe a data para atingir as caixas de entrada do seu público, lembrando que muitos e-mails devem chegar pelo mesmo motivo. Por isso, planeie e antecipe cada ação.